JUSTIFICATIVA:

O presente Projeto de Lei tem por objetivo preservar e dar o devido valor para a tradição representada pelo espetáculo “A Paixão de Cristo”, encenado anualmente no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, em nosso município. 

Organizado pela comunidade local e pela Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis, o espetáculo revive episódios marcantes da vida de Jesus, sua morte e ressurreição, em uma encenação única e emocionante, que faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 8.222/2007.

A peça apresenta 12 cenas de momentos importantes da vida de Jesus Cristo. São elas: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (Prisão de Jesus); Julgamento e Condenação.

Em seguida, ocorre a Via Crucis, com a peregrinação pelas ruas dos bairros, mostrando outros momentos importantes, desde o instante em que Jesus recebe a cruz para carregar em direção ao Calvário até o seu sepultamento e ressurreição. Ao todo, cerca de 120 pessoas participam do espetáculo, que tem costuma mais de três horas de duração.

Portanto, ante a importância de promover e proteger a história do nosso povo, pretende-se com este Projeto de Lei o reconhecimento e a consequente declaração legal do espetáculo “A Paixão de Cristo”, encenado anualmente no Parque dos Espanhóis, Vila Assis, em nosso município, como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba.